Novo Peugeot 208 será quase igual ao europeu: conheça as diferenças

Estava tudo pronto para o lançamento do novo Peugeot 208, mas aí vei a pandemia. O resultado é que o hatch, que deveria ter chegado ao mercado em maio, ficou para o segundo semestre. Porém, o modelo chegou a ser pré-apresentado para alguns jornalistas, tanto no Brasil (que constituirá o maior mercado consumidor) quanto na Argentina (onde ele será produzido).

VEJA TAMBÉM: 

Um grupo de jornalistas argentinos, inclusive, visitou até a planta industrial da Peugeot em El Palomar, onde o novo 208 será fabricado. Um deles é Carlos Cristófalo, do Argentina Autoblog. Com base no que viu e em informações extra-oficiais, o profissional antecipou algumas diferenças entre o modelo sul-americano e o similar europeu.

A primeira delas, muito comum na adaptação de projetos estrangeiros ao continente, é a elevação da suspensão. Isso porque as vias dos países latinos têm, via de regra, conservação pior, o que aumenta o risco de esbarrões contra o piso. O 208 argentino terá um aumento entre 10 mm e 12 mm no vão livre do solo.

Diante disso, o conjunto suspensivo sofrerá uma recalibração, assim como o sistema de direção. Também com o objetivo de deixar o novo 208 mais adaptado às condições de rodagem locais, o ângulo de ataque foi aumentado de 14 para 16 graus graças a modificações no para-choque dianteiro.

Novo Peugeot 208 foi apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de Genebra
Novo Peugeot 208 foi apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de Genebra
Novo Peugeot 208 foi apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de Genebra
Novo Peugeot 208 foi apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de Genebra
Novo Peugeot 208 foi apresentado mundialmente no último Salão do Automóvel de Genebra

Outra mudança é uma ligeira ampliação do tanque de combustível de 44 litros para 47 litros. Isso porque, ao contrário dos países europeus, Argentina e Brasil têm grandes extensões territoriais. Porém, também serve para dar maior autonomia ao veículo quando abastecido com etanol, uma vez que, por aqui, ele será flex.

Novo Peugeot 208 terá também algumas simplificações

Até aqui, as mudanças estão mais no campo da adaptação às condições de uso, mas o novo Peugeot 208 também terá algumas simplificações. Uma delas é a presença de freios traseiros a tambor em toda a gama. Na Europa, as versões de entrada trazem sistema semelhante, mas as equipadas com motores de potência superior a 100 cv vêm com discos nas quatro rodas.

Outra alteração é em alguns materiais de construção. Por exemplo: enquanto o 208 europeu tem capô feito em alumínio, no modelo argentino esse componente é feito em aço. Isso afetará o peso do hatch, mas a expectativa é que não haja prejuízo à resistência da estrutura a colisões. Será, portanto, necessário aguardar os crash tests para ter certeza.

A simplificação mais perceptível está embaixo do capô. É que o 208 sul-americano vai manter o motor 1.6 16V da geração atual, acoplado às mesmas transmissões manual de cinco marchas e automática de seis. Esse propulsor já não é mais oferecida na Europa: lá, o hatch é movido por unidades 1.2 de três cilindros a gasolina, aspirada e turboalimentada, e 1.5 turbodiesel. Há ainda uma versão totalmente elétrica.

A boa notícia é que, embora ainda não haja confirmação, é possível que a Peugeot ofereça, futuramente, o motor novo 1.2 turbo para o 208 também por aqui. De qualquer modo, ao menos em um primeiro momento, a única motorização disponível será, realmente, a 1.6.

Fotos Peugeot | Divulgação

O post Novo Peugeot 208 será quase igual ao europeu: conheça as diferenças apareceu primeiro em AutoPapo.

Novo Peugeot 208 será quase igual ao europeu: conheça as diferenças foi publicado primeiro em: https://autopapo.com.br

Publicado por caiosilvabr

Sinta-se à vontade em meu site! Confira notícias exclusivas sobre tecnologia, advogado, revisão de juros, viagens, notícias e veículo. Estou disponível para te atender e te ajudar a resolver o seu problema! https://caiosilvabr.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: